Sai o edital para a revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro

A CDURP (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro), ligada à prefeitura da cidade, lançou edital de concorrência pública para a revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. O objeto do edital é a concessão administrativa para a prestação dos serviços e realização das obras de infraestrutura, urbanismo e turismo da AEIU (Área de Especial Interesse Urbanístico) da Região do Porto do Rio de Janeiro. O valor máximo das obras é estimado em R$ 8 bilhões.

Caís do Porto

Além da construção, ficará sob responsabilidade da empresa vencedora da licitação o fornecimento dos serviços de interesse público, como operação, manutenção e conservação de jardins, áreas verdes e praças, sistema viário, iluminação pública, equipamentos urbanos, sinalização, pontos turísticos, limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos.

O lançamento do edital só foi possível após o prefeito da cidade, Eduardo Paes, assinar, na última quarta-feira (28), um decreto que integra o Projeto de Revitalização da Região do Porto do Rio de Janeiro ao Plano Municipal de Parcerias Público-Privadas.

As empresas interessadas devem entregar seus documentos de habilitação e as propostas técnica e econômica na sede da CDURP, na Rua Gago Coutinho, 52 – 5° andar – Laranjeiras, até o dia 20 de setembro de 2010.

O Projeto

O projeto de revitalização do porto, chamado Porto Maravilha, do IPP (Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos), tem como objetivo revitalizar toda a área, transformando-a em ponto turístico da cidade. A primeira fase do projeto consiste na reurbanização integral do Bairro da Saúde, incluindo a Praça Mauá, o Morro da Conceição e a Rua Sacadura Cabral.

Túneis e avenidas serão reformados de modo a facilitar o acesso ao local.

Dentro do Porto Maravilha, também estão previstos alguns projetos emblemáticos, como o Museu de Arte do Rio (MAR), do escritório Bernardes & Jacobsen Arquitetura, e o Museu do Amanhã, projetado por Santiago Calatrava. Estão previstas também a reforma da Igreja de São Francisco da Prainha e a construção do AquaRio, maior aquário da América Latina.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Nossos bairros

3 Respostas para “Sai o edital para a revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro

  1. virginia

    Quando o projeto é bom, ninguém reclama!!!!!!!!….. Relamente, o Porto Maravilha vai ficar lindo!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s