Mercado que não cumprir lei das sacolas plásticas no Rio será multado

A Secretaria estadual do Ambiente do Rio de Janeiro quer reduzir, até o fim do ano, em 30% (trinta por cento) o volume de sacolas plásticas utilizadas nos supermercados. Fiscalizações têm sido feitas com regularidades para fazer cumprir a lei, que entrou em vigor há um mês, e que prevê a troca das sacolas plásticas por outras reutilizáveis. As empresas que não cumprirem a lei passam a ser multadas em até R$ 30 mil.

Desde a entrada da lei em vigor, a secretaria já fiscalizou 12 estabelecimentos de grande e médio porte. Apenas um descumpria totalmente a lei, dois cumpriam parcialmente e os outros nove agiam corretamente, segundo o coronel José Maurício Padrone, da Coordenadoria Integrada de Combate a Crimes Ambientais, da secretaria.

“A lei entrou em vigor em julho de 2009. As empresas de médio e grande porte tiveram um ano para se adaptar. O prazo venceu em julho. Elas se adaptaram e portanto, não cabe mais orientação”, disse o coordenador, lembrando que as empresas que não cumprirem a lei passarão a ser multadas.

Segundo o coordenador, serão realizadas campanhas educativas para um esclarecimento melhor da população.

Padrone explicou que os estabelecimentos devem oferecer um desconto de R$ 0,3 a cada cinco itens comprados, desde que o consumidor não utilize a sacola plástica. Isso, segundo ele, não gera nenhuma despesa para os supermercados, o consumidor sai ganhando e se polui menos o ambiente.

“A natureza agradece. A meta da secretaria é retirar 700 milhões de sacolas plásticas dos bueiros, do mar, dos lixões, dos rios. É um benefício imensurável para o meio ambiente”, destacou o coronel.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em AMBIENTE URBANO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s