Dicionário casa bio : conheça melhor a casa ecológica!

Sonho ou realidade ? Uma realidade para um número crescente de proprietários que colocam a ecologia, as economias de energia e o respeito do meio ambiente no centro de seu modo de vida. A habitação ”verde” existe sob várias maneiras, através de iniciativas e algumas aplicações. Panorama de diferentes possibilidades existentes.
.
ECO-CONSTRUÇÃO :
A noção de eco-construção apareceu no final dos anos 60. Ela consiste na criação de imóveis dotados de tecnologias que respeitam o meio ambiente e a Ecologia na construção,procurando se integrar com um máximo de respeito ao meio, utilizando recursos naturais

Esta habitação utiliza materiais de construção naturais e de isolação, tais quais a pedra, o tijolo de terra, a palha, a madeira, a pena de ganso, a lã de carneiro…


E, também energias renováveis e naturais como a energia solar passiva, painéis solares, um aerogerador, gaz natural. Ela pode integrar sistemas de tratamento ( fito-epuração) e recuperação de água.
.
BIOCLIMÁTICA :

Uma arquitetura bioclimática é aquela que sabe tirar partido do clima. Graças a uma construção adaptada, uma boa isolação e uma orientação adequada, as casas bioclimáticas exploram a energia solar, que produz naturalmente luz e calor.

ENERGIA SOLAR :


Energia inteiramente natural possui a vantagem de ser um recurso inesgotável. Graças a instalação de painéis solares, é possível transformar uma parte dos raios do sol para produzir eletricidade, quer dizer, energia solar fotovoltaica, ou calor, ou seja, energia solar térmica.

GEOTERMIA :


O princípio da geotermia consiste a captar o calor armazenado no solo. A instalação de ”bomba de calor” em pouca profundidade facilita a exploração dessa fonte para o aquecimento de casas.


CASA EVOLUTIVA :

A casa evolutiva e uma habitação feita para ser adaptar à evolução de uma família e suas necessidades. E possível aumentar como diminuir os espaços deste tipo de habitação sem ser obrigado a intervir na estrutura, e de evoluir os compartimentos e suas funções.

CASA PASSIVA :


O conceito da casa passiva (Passivhaus) nasceu na Alemanha em 1990. Ele significa uma casa de fraca consumação em energia, compensada em grande parte da quota solar e interna (eletrodomésticos,e calor proveniente dos ocupantes). Isto necessita ter uma casa muito bem isolada e uma boa vedação do ar.

BOMBA DE CALOR GEOTÉRMICA :


Uma bomba de calor geotérmica explora as energias naturais subterrâneas. Em primeiro lugar, ela capta o calor armazenada no solo, depois graças a um sistema termodinâmico, o transforma afim de poder se servir dele para aquecer uma casa. Esta instalação necessita, de uma consumação de energia eléctrica de nível baixo, pois para um Kwh de energia eléctrica consumida, 3 a 4 Kwh de calor são produzidos.


Anúncios

1 comentário

Arquivado em Casas sustentáveis

Uma resposta para “Dicionário casa bio : conheça melhor a casa ecológica!

  1. Cláudia Rayane

    Gostei muito de todas as inovações!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s