Canteiros centrais da orla de Copacabana terão status de parque

Que tal, antes de ir à praia, tirar do pé jabuticabas, abacates e carambolas? A ideia parece mirabolante ainda hoje, mas veio do paisagista Roberto Burle Marx — que idealizou a orla de Copacabana e ganhou notoriedade por valorizar elementos da flora brasileira. O ambientalista Cláudio D’Ávila, que adotou os 11 canteiros centrais da orla do bairro, está recuperando o projeto para a praia e traz ainda mais novidades.

Em novembro, os canteiros centrais, com área de 15.300 metros quadrados, ganharão o status de Parque Natural da Orla de Copacabana. Oito guias, biólogos e engenheiros florestais vão guiar turistas e cariocas pelos canteiros, apresentando os tipos de árvores. O projeto vai dar preferência a guias idosos e a atendentes com mobilidade limitada. A equipe convidou a atriz e escritora Maitê Proença para ser a madrinha do projeto.

— Nosso trabalho está sendo desenvolvido há anos, mas só agora temos condição de fazer algo em escala maior. Com o que já fizemos de recuperação dos canteiros, minha equipe encontrou até passarinhos na orla. Logo, teremos borboletas! Nosso lema é “pensamos o impensável”. Quem imaginou encontrar borboletas na orla?— comemora D’Ávila.

O projeto é bancado pelo ambientalista, com orientação da prefeitura; o investimento é de R$ 15 milhões.

— Trabalhei no mercado financeiro por muitos anos e, quando me aposentei, não quis ficar parado. Decidi entrar nessa área depois que um vizinho destruiu sete árvores no Leme que estavam atrapalhando a vista dele — conta D’Ávila.

O Globo

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em AMBIENTE URBANO, Cidades sustentáveis, Projeto Urbanístico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s