Cedae buscará ligações clandestinas de esgoto em Copacabana

Foto: Cristina Reis

RIO – O presidente da Cedae, Wagner Victer, disse, nesta quinta-feira, que pretende fazer, em parceria com a prefeitura, uma inspeção em Copacabana para identificar ligações clandestinas de esgoto na rede de águas pluviais. O mesmo trabalho foi concluído na Lapa e na Lagoa. Na madrugada de quinta, na Avenida Atlântica, uma língua negra cortava a areia em frente à Rua Santa Clara. À tarde, a areia estava seca, mas a marca do vazamento era visível. Mais adiante, em frente à Rua Aurelino Leal, no Leme havia outra língua negra, neste caso formada por água e uma espuma marrom.

Segundo a gerente de avaliação da qualidade das águas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Fátima Soares, essas duas línguas negras são recorrentes. Fátima explicou que elas podem ser resultado de alguns fatores. O mais comum é serem formadas por água de chuva, pois as galerias pluviais deságuam na areia. A técnica não descarta, porém, o lançamento clandestino de esgoto na rede pluvial, que acaba chegando à praia.

A Fundação Rio Águas, da prefeitura, responsável pelas galerias pluviais, informou que vistoriará, nesta sexta-feira, as duas línguas negras. Disse que realizou, em 2007, obra de captação de água das galerias da região em tempo seco. Segundo o órgão, a grade de proteção é limpa e inspecionada rotineiramente, a fim de evitar que resíduos sejam carreados até a areia. “Nos dias chuvosos, em função do grande volume precipitado, o encaminhamento das águas se dá naturalmente para os deságues, através das galerias de águas pluviais nas praias” – afirmou a Rio Águas por email.

O presidente da Cedae descartou qualquer ligação entre o rompimento de uma tubulação de esgoto na Rua Gomes Carneiro, em Ipanema, quarta-feira , e a língua negra em frente à Santa Clara. Ressaltou que as redes de esgoto e de águas pluviais não têm qualquer ligação entre si. No acidente de quarta, explicou ele, a própria rede da Cedae e os poços em elevatórias acumularam o esgoto, até que fosse feito o reparo.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Concessionárias de serviços públicoss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s