Uma aventura para ciclistas: nova ciclovia no Túnel Velho

As obras para a construção de 5,5 quilômetros de ciclovias na Zona Sul começam nos próximos dias, com projetos já licitados e aprovados — ligam Gávea e Jardim Botânico; Praia de Ipanema à estação de metrô do bairro; Botafogo à Praia Vermelha; e Botafogo a Copacabana pelo Túnel Velho. Este último trecho, porém, tem causado polêmica entre ciclistas. Por ali, são feitas cerca de 64 viagens por hora, só no sentido Botafogo-Copacabana, segundo levantamento da ONG Transporte Ativo. É o trecho de maior movimento sobre duas rodas da Zona Sul.

Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, a nova ciclovia ocupará somente a via superior do túnel, que leva de Botafogo a Copacabana. E será construída onde já existem passarelas para a passagem de pedestres.

— Uma das passarelas será exclusiva dos pedestres e a outra, exclusiva dos ciclistas, mas ainda não definimos em que lado ficará a dos ciclistas — diz Moraes.

O subsecretário conta que está prevista a colocação de um piso especial, com pintura das faixas da ciclovia, e melhoria da iluminação.

Para o presidente da ONG Transporte Ativo, José Lobo, a infraestrutura da ciclovia vai determinar o sucesso ou o fracasso do projeto:

— Não conheço o projeto em si, mas o importante é como ela vai ser estruturada. É claro que alguma coisa tem que ser feita, porque já é uma via de muito movimento de ciclistas. Se for bem feita, será um benefício enorme para motoristas e ciclistas. Se for malfeita, não vai ser utilizada, e a obra será em vão.

O ciclista e comerciante Daniel Uram conheceu o projeto por meio de conversas da associação Sociedade de Amigos de Copacabana (SAC) com a prefeitura. Morador de Copacabana, ele questiona a necessidade de atravessar a rua para pegar a ciclovia:

— Por Copacabana, a ciclovia viria pelo lado esquerdo da Rua Figueiredo de Magalhães, onde tem um hospital com entrada e saída de veículos o tempo todo. Chegando à Praça Vereador José Leão, o ciclista seria obrigado a atravessar onde não tem sinal. É um perigo!

Tirado do Bairros.com

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciclovia, Cidades sustentáveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s