Ação da Procter & Gamble causa tumulto no Rio

Uma ação de marketing no lugar errado e no momento errado. Esse foi o resultado obtido pela Procter & Gamble com uma ação de guerrilha feita nas ruas do Rio de Janeiro na manhã da quarta-feira 24, que espalhou algumas caixas de madeira em pontos públicos da cidade.

O que tinha o objetivo de chamar atenção acabou tendo um efeito negativo em meio à onda de violência que vem acontecendo em alguns pontos da capital e da baixada fluminense desde a noite da terça-feira 23. Colocadas na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, no Parque dos Patins, na Lagoa, na Praça General Osório e no Posto Nove, em Ipanema, as caixas faziam parte da ação “P&G Provou Gostou Avião do Faustão”, que serve como apoio para a promoção da Procter & Gamble, que acontece em parceria com o programa da Rede Globo e sorteará diversos prêmios. Mas, por terem sido confundidas com bombas ou com outro artefato de risco, as caixas foram explodidas pelo Esquadrão Antibombas da cidade.

Executada pela agência NewStyle, a estratégia contava com diversas frentes de ações, como a participação de promotoras em pontos de venda e a instalação de contêiners adesivados em estacionamentos de grandes lojas que comercializam produtos da P&G. No release divulgado à imprensa nesta terça-feira, 23, não havia menção à colocação de caixas de madeira pelas ruas.

Procurada pela reportagem de M&M Online, a New Style negou que as caixas de madeira encontradas pela polícia do Rio faziam parte da ação. A agência enfatizou que seu foco concentrava-se na exploração de pontos de venda e não nas ruas da cidade e que seus contêineres tinham as marcas da P&G em destaque, sendo bem diferentes das caixas espalhadas nas ruas.

No entanto, logo que o assunto veio à tona, a P&G divulgou um comunicado no qual assumiu que as caixas faziam parte de sua ação e lamentou o ocorrido, avisando que, por conta dos desdobramentos, suspenderá todas as ações do gênero por tempo indeterminado.

Apesar de a NewStyle ter negado a autoria da ação, a reportagem confirmou com a P&G que, nesse caso, houve uma subcontratação de serviços. A NewStyle contratou a Moda Promoções e Eventos, agência promocional localizada no Rio, para fazer a ação no Estado. A colocação das caixas, na verdade, era um teaser que visava chamar a atenção para a posterior ação do contêiner. A ideia da agência era mostrar que o Avião do Faustão está tão carregado de prêmios que alguns deles estão até caindo do céu.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Nossos bairros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s