Operação Verão começa quarta-feira com mais fiscalização da orla

RIO – A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Compahia de Engenharia de Tráfego (CET-RIO) divulgaram nesta segunda-feira detalhes da Operação Verão que será adotada na orla marítima a partir desta quarta-feira. A operação vai até meados de março do ano que vem. O esquema conta com reforços no patrulhamento das areias bem como a ampliação do número de reboques em operação para reprimir o estacionamento irregular e dos depósitos públicos.

Outra novidade neste verão é a ampliação da padronização das barracas na areia, iniciada no ano passado. No último verão, os novos equipamentos foram usados apenas pelos barraqueiros recadastrados do Leblon e Ipanema. Neste verão, já serão 1.100 barraqueiros cadastrados em toda a orla da Zona Sul com a adesão dos ambulantes Flamengo, Leme e Copacabana.

O secretário de Ordem Pública, Alex da Costa, explicou que 40 reboques serão usados na Operação Verão, quase o dobro do ano passado. Ao todo, serão dez reboques operando em Copacabana e Leme; 15 no trecho entre Ipanema e Leblon; cinco em São Conrado; e dez para o trecho da Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.

A ampliação da frota de reboques faz parte de um novo contrato da prefeitura que entrou em vigor em outubro. Os novos veículos têm microcâmeras que registram o momento em que o veículo é colocado na plataforma e quando ele chega no depósito. Todos também são equipados com GPS para confirmar se estão nos pontos de fiscalização previamente combinados.

Esse sistema já permitiu confirmar irregularidades em uma operação no mês passado quando um guarda municipal e um reboquista foram preso na Urca por um PM, acusados de cobrar propina para liberar carros que já tinham sido removidos.

Os veículos serão levados para quatro depósitos públicos com capacidade para 4 mil vagas. Os endereços são os seguintes: Caju (Avenida Brasil 2.520), Inhaúma (Rua Matheus Silva 67), Campo Grande (Avenida Santa Cruz 12.516) e Recreio (Avenida das Américas sem número em frente ao Mundial).

Para saber para qual depósito o veículo foi levado, o motorista poderá acessar o site da prefeitura www.rio.rj.gov.br/veiculosrebocados e digitar o número da placa do veículo. Em um primeiro momento, o esquema para retirar o veículo permanece o mesmo. O motorista terá que comparecer primeiro ao Detran para tirar o nada consta, pagar eventuais multas em atraso e se dirigir ao depósito para pegar uma guia para quitar a taxa do reboque.

– Nós estamos estudando um convênio com o Detran para que essas informações possam ser acessadas no próprio depósito, mas não há data para ser implantado. Também esperamos contar em breve com terminais das principais agências bancárias para que os pagamentos possam ser feitos nos próprios depósitos – disse Alex da Costa.

O esquema conta ainda com 160 agentes da Guarda Municipal e de controle urbano patrulhando a orla do Leme ao Pontal a partir das 7h até as 21h. Nos fins de semana e feriados, serão 189 agentes. Esse efetivo deve ser maior nos dias 25 de dezembro, quando Roberto Carlos realiza seu show de fim de ano ao vivo na Praia de Copacabana, e no dia 31 para comemorar o réveillon. Esses agentes terão barracas na orla como pontos de apoio. A operação conta também com comboios motorizados para patrulhar a orla. Na Zona Sul, o esquema será adotado inclusive na areia com o uso de segways e uma espécie de trator adaptado para levar mercadorias apreendidas.

– Os agentes vão reprimir o que é proibido. Isso inclui desde alimentos como queijo coalho e camarão frito ao comportamento inadequado de banhistas como levar o cachorro para a areia ou praticar esportes como o altinho fora dos horários e trechos pré-determinados – disse o secretário.

No caso do trânsito, uma das maiores preocupações da presidente da CET-Rio, Cláudia Secin, é a chegada ao Recreio dos Bandeirantes pelas imediações de Jacarepaguá devido a uma série de obras públicas que estão sendo realizadas em vias importantes de acesso ao bairro. A construção de um novo viaduto de acesso ao Recreio no cruzamento da Avenida das Américas com a Avenida Salvador Allende, que faz parte do projeto para implantar o BRT da Transoeste (corredor de ônibus que ligará Campo Grande à Barra da Tijuca), reduziu a capacidade de escoamento da via. A obra só terminará após o verão. Outro gargalo é a Avenida Gláucio Gil (liga à Orla À Avenida das Américas) que tem vários desvios devido as obras de ampliação da rede de esgotos da Cedae. A Estrada dos Bandeirantes, que serve de alternativa para os motoristas deixarem o Recreio por Jacarepaguá, também tem trechos com obras de alargamento prefeitura em Vargem Grande e Vargem Pequena.

– Nós vamos reforçar as operações de orientação no trânsito. Mas o ideal é que a população evite o Recreio nesse verão. Essas obras são importantes para a cidade mas nesse momento trarão transtornos – disse Cláudia Secin.

O esquema da CET-Rio começa no sábado e contará com 50 agentes, dez viaturas e três motocicletas para cuidar do trânsito da Zona Sul. Na Barra e Recreio serão 60 agentes da Guarda Municipal, 15 viaturas e 15 motos.

A CET-Rio também terá sete reboques que serão usados entre a Barra e o Recreio. Nesse caso, porém, os carros não serão levados para depósitos. O objetivo é retirar do caminho veículos enguiçados ou em locais que prejudiquem a fluidez do trânsito. Nos domingos e feriados, com exceção do Recreio, as áreas de lazer da orla marítima serão mantidas.

– No caso da orla do Recreio dos Bandeirantes nós vamos monitorar o que fazer conforme a demanda do tráfego. Quando não houver tanta gente na praia, nós vamos mantê-las. Mas quando a demanda exigir, vamos suspendê-la. Além disso, se o volume de tráfego na Reserva estiver muito grande, podemos fechar o acesso pela Barra – disse a presidente da CET-Rio.

O Globo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Alto Verão Carioca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s