Copacabana recebe símbolo de celebração judaica

Um candelabro gigante chama atenção de moradores e turistas que passam pela orla de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro (RJ). A peça, posicionada na avenida Atlântica entre as ruas Santa Clara e Figueiredo Magalhães, é o símbolo da cerimônia judaica Chanuká, conhecida também como a Festa das Luzes.

Com oito braços, o candelabro possui nove velas simbólicas que serão acesas durante oito dias, começando nesta quarta-feira, 1º de dezembro. A ação é realizada no Rio, há pelo menos dez anos, pela Associação Cultural e Beneficente Beit Lubavitch. A primeira vela a ser acesa é a que ocupa a área central do chanukiá – como é chamado o candelabro.

Candelabro judaico - Chanuká

Neste ano, a celebração prega que as luzes do Chanuká propaguem as forças e os ideias dos jovens, revelem a solidariedade e o lado bom das pessoas, iluminem os caminhos da paz e contagiem a todos através do sorriso e da inocência das crianças.

Segundo os organizadores, um evento no local está programado para as 19h de domingo, dia 5 de dezembro.

O Chanuká comemora o momento em que os macabeus reconsagraram o Templo Sagrado e reacenderam o candelabro com azeite puro de oliva. O azeite encontrado no local era suficiente para apenas um dia, mas acabou durando oito, até que um novo óleo pudesse ser produzido e levado ao templo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura, Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s