Copacabana a 30 km/h

O limite da velocidade nas ruas internas de Copacabana é de 30 km/h. A mudança, no trecho que foi batizado de Zona 30, começou a a valer no mesmo dia em que o Rio aderiu pela primeira vez ao movimento mundial para reduzir a circulação de carros na cidade.

O motorista que não cumprir a determinação pode pagar pelo menos R$ 127,69 de multa, além de perder cinco pontos na carteira. A alteração no velocímetro só não vale as ruas Toneleiros e Barata Ribeiro e as avenidas Atlântica, Princesa Isabel e Nossa de Senhora de Copacabana.

A Secretaria Municipal de Transporte não colocará radares nas ruas da Zona 30, mas a Guarda Municipal vai reforçar o patrulhamento para punir os motoristas que deixem de cumprir a nova determinação.

Foco na bicicleta para deixar o carro

A prefeitura vai tomar outras iniciativas para moradores do Rio reduzirem o uso de veículos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende instalar mais estações de bicicletas de aluguel, ampliar as ciclovias e criar vestiários em casarões que serão adaptados.

O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, quer terminar a gestão com mais de 300 km de ciclovias na cidade, com ênfase na Zona Oeste e na ligação Sul-Centro.  Já o Instituto Pereira Passos está fazendo um estudo para transformar os casarões, que poderiam abrigar lanchonetes e academias” para que a cidade possa ganhar 11 (onze) estações de bicicletas de aluguel.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciclovia, Cidades sustentáveis, Nossos bairros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s