Foi-se a Modern Sound

Funcionando desde 1966 no coração do bairro de Copacabana, Rio de Janeiro, a loja de discos MODERN SOUND já viveu várias fases da indústria fonográfica e da história da música, no Brasil e no mundo. Originalmente ocupando um espaço de apenas 60 m², passou por toda a evolução tecnológica do setor, sempre crescendo e evoluindo, até que, em Dezembro de 2000, após quase onze meses de obras, ampliou sua confortável loja para mais de 1200 m² de área construída, com um espaço gastronômico “in store”, além de um estacionamento rotativo no local.

Templo da música carioca, a tradicional Modern Sound, que fez história na música nacional, abriu as portas há 50 anos, em Copacabana, no Rio, e resistiu a várias fases da indústria fonográfica. E agora, fecha as portas definitivamente, no dia 30 de janeiro.

Com modestos 60 m2 quando inaugurada em 1966 pelo baiano Pedro Passos, a Modern Sound se tornou a maior loja de música do Rio, com um acervo de 80 mil CDs, 30 mil LPs e 4.000 DVDs. E uma dívida de R$ 3,3 milhões.

Desde 2006, o faturamento caiu 40%. Reflexo dos tempos de internet, o endividamento levou Passos a um pedido de recuperação judicial, já autorizado. Se os credores concordarem, o pagamento será em 30 vezes, após um ano de carência.

“O Rio morreria um pouco sem a Modern Sound, clube onde os amantes da música se encontram, loja especializada na música do mundo todo. Perdê-la seria um fim de linha para a cidade”, diz a atriz Fernanda Montenegro, uma das muitas fãs da casa, que teve entre seus clientes o jornalista Paulo Francis (“Um amante de Wagner”, diz Passos) e o escritor Fernando Sabino (“Comprava todos os lançamentos de jazz”).

“Sempre buscamos um diferencial, como importar discos raros. Hoje isso não basta. Tudo está na internet”, diz Passos, 70. Ele quer transformar a parte da loja adquirida em 1999 (800 m2) em uma casa de shows para 500 pessoas. Segundo ele, já há duas grandes empresas interessadas em apoiar o projeto. “Também pensamos em vender 50% do capital da loja. Estamos buscando parceiros.”

Portal Luís Nassif

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s