Mestres calceteiros portugueses dão aulas no Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio trouxe de Portugal cinco mestres calceteiros para ensinar a arte de assentar pedras portuguesas nas calçadas da cidade. O curso começou no dia 8 de dezembro e terá duração de três semanas.

As vias de pedestres cariocas são conhecidas mundialmente por serem feitas com pedras portuguesas, como a Orla de Copacabana, na zona sul da cidade.

São 60 alunos, que aprenderão a técnica de assentar as pedras, geralmente de calcário e basalto, nas calçadas. Eles também terão aulas sobre a história dos passeios portugueses e sua difusão pelo mundo. De acordo com o secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, Carlos Roberto Osório, o objetivo do curso é resgatar a arte do calçamento com pedras portuguesas, passando a técnica para as gerações futuras.

“Ao longo dos anos, o Rio perdeu um pouco a capacidade de assentar corretamente as pedras portuguesas e precisamos recuperar essa capacidade. Por isso, esse convênio com a prefeitura de Lisboa, trazendo os cinco melhores calceteiros de Portugal para fazer um curso de reciclagem dos calceteiros cariocas e também formar oito novos mestres calceteiros do Rio de Janeiro, para que possamos replicar esse conhecimento e formar uma nova geração”, afirmou.

Segundo o professor de arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cristovão Duarte, as pedras portuguesas são econômicas e ambientalmente sustentáveis. “É uma arte urbana a pedra portuguesa. Isso é muito importante, além de ser uma técnica inteligente, porque ela é sustentável. Ela [a técnica do calçamento] é econômica, [as pedras] são sempre reaproveitadas, não causam cicatrizes quando é necessário fazer uma intervenção na calçada ou na praça, porque você desencaixa e encaixa de novo. É uma técnica muito ajustada aos desafios do século 21”, explicou.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cidades sustentáveis, Nossos bairros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s