Ano-novo no Rio deve ser debaixo de chuva

Pelos informes dos institutos de meteorologia, o ano-novo na cidade do Rio de Janeiro será debaixo de chuva. O Climatempo prevê sol e aumento de nuvens na manhã do dia 31, porém estima pancadas de chuva à tarde e à noite. No site do Weather Chanel, uma nuvem carregada e com um raio dependurado ilustra as previsões desanimadoras para a festa da virada na capital carioca: “Scattered T-Storms” (trovoadas dispersas), diz o texto.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirma o toró: tempo “parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva em áreas isoladas no final do período”. Leia mais Um ano depois, deslizamentos ainda deixam marcas em Ilha Grande Um ano, Angra dos Reis recebeu menos da metade do prometido.

Trauma do réveillon ainda afeta turismo em Angra dos Reis Veja os preparativos para a festa da virada no Rio O tempo fechado no Rio começou na segunda-feira (27) e, de acordo com a previsão, deve durar até o próximo domingo (2). O Inmet informa que esta quarta-feira (29) será de tempo nublado “com períodos encobertos com chuviscos e/ou chuvas isoladas”. Na quinta, “períodos de parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas”.

No último dia 20, a prefeitura passou a contar com um novo radar meteorológico, com o objetivo de captar mais rapidamente a chegada de temporais. O Aparelho custou R$ 2,5 milhões e promete alcance de 250 quilômetros – segundo especialistas, atravessa nuvens e mede sua velocidade e direção por meio de tecnologia batizada de Doppler.

Com a ajuda do Doppler, o sistema Alerta Rio, da prefeitura, informou que na tarde desta terça-feira (28), a Defesa Civil Municipal atuou em estado de vigilância, o que significa “ausência de chuva ou chuva leve nas próximas seis horas”. Contudo, o boletim lançado às 17h, foi contestado meia hora depois por uma pancada de chuva que atingiu a cidade. Às 18h, novo boletim deixava em atenção (possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas) os bairros de Jacarepaguá, Recreio e Barra da Tijuca, na zona oeste, e Copacabana e Ipanema, na zona sul.

No site do sistema municipal, especialistas explicam o motivo do mau tempo: “o transporte de umidade do oceano para o continente manteve o céu nublado/encoberto e as temperaturas amenas no município”. O Climatempo acrescenta que “há uma frente fria parada entre o litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro que se choca com ar quente e únido que vem da região Norte”. Esse encontro, segundo meteorologistas, ajuda a aumentar as nuvens de chuva.

Ajuda do Cacique Cobra Coral Como em anos anteriores, a Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC) prometeu recorrer “aos espíritos” para evitar que a chuva estrague a festa. Embora haja uma discussão sobre a vigência do contrato entre a prefeitura do Rio e a fundação – que assegura que o espírito de Cobra Coral já teria sido o de Galileu Galilei e de Abraham Lincoln –, os trabalhos devem ser realizados. A médium Adelaide Scritori, presidente da FCCC informou por meio de sua assessoria de imprensa que deixou de viajar para trabalhar em busca de tempo bom no Rio durante a virada de ano.

Defesa Civil em estado de atenção Em nota, a Defesa Civil do Município informou que está em estado de atenção em regiões da zona oeste, com foco nas bacias da zona sul e de Jacarepaguá, devido à ocorrência de chuva leve a moderada, nas próximas horas. Mas de acordo com órgão, “as outras regiões do município continuam em estado de vigilância (sem previsão de chuva), porém pode ocorrer chuva leve em alguns pontos”. A Defesa Civil orientou a moradores de áreas de encostas e locais sujeitos a deslizamento que fiquem atentos a sinais de trincas no solo e rachaduras nas paredes. Nesses casos, eles “devem se abrigar em local seguro até a chuva passar”, dizia a nota. “A população também deve tomar cuidado com bolsões de água que podem ser formados em algumas ruas da cidade”, orientou o informe.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Réveillon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s