Implantada no verão do ano passado, a Operação Choque de Ordem nas Praias está de volta às areias cariocas. E com novidades. Para esta temporada, a Prefeitura do Rio aumentou o número de reboques – 56, contra os 26 de 2009 – para reprimir o estacionamento irregular na orla e equipou todos os veículos com câmeras e aparelhos GPS.
As inovações da operação iniciou-se no dia 8 de dezembro. O número de fiscais nas areias também foi reforçado. Durante a semana, 160 agentes – eram 143 no ano passado –, entre guardas municipais e funcionários da Secretaria Municipal de Ordem Pública, realizam rondas nas praias para combater infrações. Nos finais de semana, dias de maior movimento, o número sobe para 189.
As regras aplicadas no último verão continuam valendo. Partidas de frescobol e “altinha” à beira-mar só estão liberadas após as 17h. Fora deste horário, as disputas ficam limitadas à faixa de areia próxima ao calçadão. Se a norma não for respeitada, raquetes e bolas serão apreendidas e o banhista poderá ser levado à delegacia por crime de desobediência.
Os alimentos feitos na hora na areia, como queijo coalho, camarão frito e churrasquinho, também seguem proibidos. De acordo com a Prefeitura do Rio, o último verão teve como saldo 140 bolas apreendidas, 68 pessoas detidas e quase 10 mil carros rebocados na orla.
iG Rio de Janeiro