Homenagem para Iemanjá garante o último “descarrego” do ano

A tradicional celebração de espíritas da umbanda, do candomblé e simpatizantes para Iemanjá, realizada a cada dia 29 de dezembro, no Rio, levou nesta quarta-feira centenas de fiéis à praia de Copacabana. Os participantes entoaram hinos de umbanda durante o cortejo, que ofereceu um barco de quatro metros de cumprimento para Iemanjá.

No sincretismo religioso, a divindade representa Nossa Senhora dos Navegantes. Para os devotos, Iemanjá é mãe da maioria dos orixás. Por isso, é saudada pelo grupo como aquela que protege a maternidade, o casamento e a família. Por essas características, é apontada como benevolente e sempre atenta ao bem-estar das pessoas.

No evento “Sexto Barco de Iemanjá”, umbandistas e simpatizantes produziram uma embarcação de quatro metros em que colocaram as oferendas preferidas da orixá.

Segundo a crença em torno da orixá, a “Rainha do Mar” gosta da cor azul e de presentes em cor prata, como leques, caramujos, âncoras, conchas, luas moedas e búzios. Comidas também são oferecidas. Para Iemanjá, canjica e cocada brancas.

A festa, promovida pela Congregação Espírita Umbandista do Brasil (Ceub) é realizada há 60 anos no Rio. Embora os festejos se iniciem no Mercadão de Madureira, na zona norte, o cortejo com a imagem da divindade em direção à zona sul teve início no bairro do Estácio, no centro, de onde seguiu até a Praia de Copacabana.

De acordo com a presidente da Ceub, Fátima Damas, o objetivo foi realizar um ato litúrgico para as entidades “darem o último descarrego do ano e consultas de caridades gratuitas”. No fim do cortejo, os devotos se reúnem para participar da “cerimônia da prosperidade

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Réveillon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s