Moradores de Copacabana lutam por 3 figueiras centenárias

Três figueiras centenárias estão no centro de uma luta entre moradores da Rua General Barbosa Lima, em Copacabana, e membros da igreja Perfect Liberty, dona do terreno que abriga as árvores. Na quinta-feira, por volta das 7h, os moradores acordaram com o barulho de motosserras, que iniciaram o corte das figueiras. Cerca de 30 pessoas saíram em defesa das árvores, e um tumulto se formou.

A polícia foi chamada, mas não pôde intervir, pois havia uma autorização da Secretaria municipal de Meio Ambiente, concedida para fins de construção. Diante da confusão, a derrubada foi suspensa por 24 horas.

Em nota, a secretaria disse que autoriza o corte “em prol da segurança da população”. Segundo ela, as raízes comprometem o muro e o prédio junto ao terreno. Morador da rua há 23 anos, o economista Sérgio Besserman participou do protesto:

– Há como se construir sem derrubar árvores, que ficam numa área carente de verde e são abrigo de pássaros. Não faz sentido perder árvores centenárias para a expansão imobiliária, com o argumento de que oferecem riscos. Nos anos 80, essas árvores quase foram cortadas, mas os moradores impediram.

Os moradores vão entrar com uma denúncia no Ministério Público. Relações Públicas da igreja, Célia Junqueira, disse que a igreja quer ampliar o salão de orações e construir um prédio de dois andares para servir de residência a missionários.

Jacqueline Costa – Globo online

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Crime ambiental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s