Esquema de segurança dos Jogos Mundiais Militares contará com 10 mil homens e restrições ao sobrevoo dos locais de competições

Cerca de 10 mil homens das Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal, PM e Guarda Municipal foram mobilizados para dar segurança aos V Jogos Mundiais Militares que começam no sábado com a cerimônia de abertura no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), que terá a presença da presidente Dilma Rousseff . Parte das comitivas já chegou ao Rio e está se deslocando pela cidade, mas o carioca perceberá mais a movimentação a partir do fim de semana, quando a maioria dos 4 mil atletas já estará no Rio.

Comboios escoltando as delegações terão preferência no trânsito no deslocamento entre os locais de competição – que incluem Copacabana, Barra da Tijuca e Maracanã – e as vilas construídas em áreas militares. Ao todo, estão previstos 6 mil deslocamentos de comboios entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim e a Base Aérea do Galeão, as três vilas de atletas e os 23 locais de competição. Alguns desses deslocamentos também serão fora da capital, já que haverá competições em Resende (Paraquedismo), Paty do Alferes (orientação), Seropédica (orientação e pentatlo aeronáutico) e Mesquita (futebol).

PREPARATIVOSJogos Militares estouram orçamento em 28%; Pelé vai acender a pira na cerimônia de abertura

Assim como ocorreu nos Jogos Pan-Americanos em 2007, o esquema de segurança do evento é rigoroso e segue normas internacionais a partir de uma análise de risco que inclui medidas de prevenção contra ataques terroristas. Haverá, por exemplo, restrições ao sobrevoo dos locais de competições. A orla marítima será patrulhada por barcos da Marinha já que haverá provas de vela na Baía de Guanabara, tendo a Escola Naval como base. Além disso, uma arena de vôlei de praia foi montada em Copacabana (nas proximidades da Avenida Princesa Isabel).

O major Mário Minoru Kuamoto, chefe da Comunicação Social do Centro de Operações de Segurança e Logística dos Jogos Militares, explicou que, apesar do forte aparato, boa parte das ações não serão feitas de forma ostensiva. Em lugar de jipes militares, por exemplo, as escoltas dos ônibus com as delegações será feita por militares em carros de passeio. As Forças Armadas receberam reforços de efetivos que vieram de Taubaté (SP), Brasília (DF), Juiz de Fora (MG) entre outras cidades. Agentes da PRF vindos de outros estados também reforçam as equipes de segurança.

– Nós adotamos medidas que são previstas em qualquer grande evento internacional. Mas a filosofia do evento é que os Jogos Militares celebram a paz. Não há razão para organizarmos um aparato que teria um impacto maior na rotina da cidade. Estamos planejando os deslocamentos de modo a chegar com antecedência aos locais de competição enquanto a cidade mantém a sua rotina – explicou o major.

A mobilização da segurança começou no dia 8, quando começaram a chegar as delegações. Nesta terça, já havia cerca de mil pessoas no Rio entre atletas, dirigentes entre outros participantes. O aparato só será totalmente desmobilizado no próximo dia 28, quando partem as últimas delegações.

O esquema, no entanto, não prevê a implantação de faixas exclusivas para a circulação das delegações como aconteceu nos Jogos Pan-Americanos em vias como a Linha Amarela e a Avenida Salvador Allende. Os organizadores montaram um Centro de Comando e Controle na Vila Militar, em Deodoro, para monitorar todas as atividades. A rotina das delegações também será acompanhada pelo Centro de Operações da prefeitura, na Cidade Nova, onde militares ficarão de plantão orientando os comboios para se deslocarem por percursos alternativos em caso de imprevistos como acidentes na rota que foi inicialmente planejada:

– Na sexta-feira passada, nós já fizemos uma grande simulação. A avaliação é que o esquema deu certo. Reproduzimos a escala de deslocamentos que terão que ser feitos pelas delegações no dia 21, data em que a demanda pelos serviços será maior – explicou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório.

Além do trânsito, o Centro de Operações da prefeitura centralizará outras informações importantes para a organização do evento, que serão processadas pela própria prefeitura ou repassadas por outros órgãos. Isso inclui desde dados sobre temperatura ou risco de chuvas à velocidade dos ventos. Para Carlos Roberto Osório, os Jogos Militares darão experiência para receber outros megaeventos que acontecerão no Rio:

– Os Jogos Militares abrem um calendário de atividades importante . Ano que vem, teremos a Rio + 20. Em 2013, teremos a Copa das Confederações, e, em 2014, a Copa do Mundo. Em 2015, será a vez de celebramos os 450 anos de fundação do Rio de Janeiro. E, finalmente, teremos as Olimpíadas em 2016 – diz Osório.

A maior interferência no trânsito será no entorno do Engenhão. Os principais acessos ao estádio pela Linha Amarela e as ruas Goiás, Guilhermina, Arquias Cordeiro e Vinte e Quadro de Maio serão bloqueados a partir das 13h, e o estacionamento proibido neste sábado e para a festa de encerramento, que será no dia 24. Nessas ruas de acesso, serão estacionados os 150 ônibus alugados pela organização. Somando público, atletas e autoridades, as cerimônias deverão reunir mais de 40 mil pessoas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/07/13/esquema-de-seguranca-dos-jogos-mundiais-militares-contara-com-10-mil-homens-restricoes-ao-sobrevoo-dos-locais-de-competicoes-924889429.asp#ixzz1S24wNyeH
© 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em AMBIENTE URBANO, Delegacia Estadual de Segurança, Megaeventos, Privatização dos espaços públicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s