Evento carioca destaca criação de materiais sustentáveis

A oitava edição carioca do evento sustentável Morar Mais por Menos teve início quarta-feira, 30 de agosto, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro. O evento, que tem como tema “espaços chiques que cabem no bolso”, reuniu mais de 100 profissionais entre arquitetos, decoradores e paisagistas.

O desafio foi conceber 75 ambientes com materiais sustentáveis – sofisticados, atraentes e charmosos. A iniciativa ocupa 2,1 mil m² de área construída e 1,8 mil m² de área externa, onde profissionais consagrados e novos talentos exercitam o talento em parceria com organizações não governamentais e cooperativas. O evento, que tem o apoio do Sebrae no Rio de Janeiro, segue até 9 de outubro.

O local concedido pelo Sebrae foi inspirado nos bairros da zona oeste como Barra da Tijuca e Recreio. “Sustentabilidade do chão ao teto”, assim que os organizadores definiram as Pedras da cidade de Santo Antonio de Pádua (RJ), criadas com argamassa feita com o resíduo fino da rocha, painel de fibra de coco, além dos móveis e pranchas fabricados com madeiras de demolição ou certificadas e fibras de garrafa pet que se transformam em bolsas para plantas são algumas das novidades.

“A valorização do produto local movimenta a economia e, além de gerar mais emprego e renda, este selo também representa sustentabilidade, como a menor emissão de carbono por conta da logística de transporte”, ressaltou o gerente da área de Desenvolvimento Industrial do Sebrae no Rio, Renato Regazzi.

O evento, fundado em 2004, o Morar Mais por Menos foi inspirado nas pessoas que desejam decorar a primeira casa. A iniciativa foi pioneira em sustentabilidade no ano de 2007, quando foram exercitados os materiais criados com conscientização ambental. Em 2009, a ação tornou-se membro do Green Building Council Brasil – organização que visa o desenvolvimento da construção sustentável, conscientizando a sociedade e divulgando práticas ecologicamente corretas.

Fonte: Ecodesenvolvimento

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em AMBIENTE URBANO, Casas sustentáveis, Cidades sustentáveis, Ideia sustentável, Nossos bairros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s