Respeito às diferenças

No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional do Idoso. Com o aumento do número de pessoas acima de 60 anos registrado no país, os condomínios se preocupam de forma crescente com questões relativas à acessibilidade e à qualidade de vida da terceira idade nos prédios.

Segundo dados preliminares do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população com 65 anos ou mais no Brasil passou de 5,9%, em 2000, para 7,4% ,em 2010.

Diante dessa realidade, o condomínio do Edifício Augusto César Cantinho, em Botafogo, adotou algumas medidas para beneficiar os idosos, que vão desde mudanças na estrutura do prédio a atividades físicas – pilates e hidroterapia – e capacitação de mão de obra.

– Além das ações físicas, trabalhamos com a questão da sociabilidade. A definição de aposentado é alguém que não sai do aposento. Tentamos mudar isso, a partir de atividades nas áreas comuns e convidando os moradores a participar da nossa gestão ? explica a síndica do condomínio e diretora executiva da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Henriette Krutman.

Ela também lembra a importância do treinamento dos funcionários. Os oito porteiros do edifício fizeram o curso “Porteiro amigo do idoso”, elaborado pelo Grupo Bradesco Seguros, em parceria com o Senac-RJ:

– Nossos porteiros estão habilitados a ajudar os idosos, sempre que necessário. Eles sabem lidar com a cadeira de rodas, como carregá-los da melhor forma e a quem procurar, num caso de emergência.

Esses conhecimentos técnicos ajudaram a salvar a vida da moradora mais idosa do edifício. A aposentada Almerinda Capella, de 104 anos, que vive com uma acompanhante, já caiu no apartamento e foi socorrida por um dos empregados treinados.

– Ela desmaiou enquanto tomava banho. A acompanhante, então, me chamou. Eu a enrolei num lençol e a coloquei na cama, cuidando para manter sua cabeça mais elevada, com o apoio de um travesseiro – explica o porteiro chefe do prédio, Carlos Roberto Bento, formado na primeira turma do curso promovido no Senac de Copacabana.

Extra, Raiane Nogueira,

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Terceira Idade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s