Réveillon de Copacabana terá Projeções Mapeadas e Ações Sustentáveis, dando a Largada para a Rio+20

Além da queima de fogos piromusicados, evento terá atrações como Beth Carvalho, Latino, O Rappa, o DJ francês David Guetta e espetáculo com projeção de imagens tridimensionais

O público que pretende participar do Réveillon mais famoso do mundo pode se preparar. A festa realizada pela Prefeitura do Rio, através da Riotur, em Copacabana, promete tirar o fôlego de turistas e cariocas que estarão na princesinha do mar brindando a chegada de 2012. Quando meia noite chegar, o ano será recebido com a tradicional queima de fogos, que durante 16 minutos será embalada por um mix entre o funk, samba e música clássica. A emoção musical virá acompanhada por um espetáculo de cores que explodirão no ar em formato de energia solar, água, fauna, flora vento e otimismo. As características desses elementos serão retratadas como uma espécie de balé no ar.

“Será o Réveillon das mensagens sustentáveis, já preparando a cidade para a chegada da Rio + 20, que acontece no próximo ano no Rio, quando chefes de estado de todo o mundo discutirão na cidade como ser ecologicamente correto com o planeta. A Prefeitura do Rio está totalmente engajada neste projeto e nada melhor do que a maior festa de Réveillon do planeta para dar o exemplo”, disse o secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Além do show pirotécnico e dos artistas consagrados, a Prefeitura do Rio e Riotur, prometem fazer o público se emocionar também com a projeção mapeada, mash-ups. Este ano, ao longo da orla de Copacabana e Leme, serão montados quatro palcos. No roteiro do Palco Sol, o principal, em frente ao Copacabana Palace, cujo mestre de cerimônia será o ator e apresentador Otaviano Costa, estarão nomes consagrados de diversos gêneros da música brasileira, como Beth Carvalho, Latino e O Rappa, além da atração internacional, o DJ francês David Guetta.

Fachada do palco principal receberá projeções inspiradas na sustentabilidade:
Projeção Mapeada, mash-ups e atrações nacionais, além da atração internacional David Guetta

A fachada do Palco Sol, com 17m X 56m, receberá projeções por meio de imagens estáticas ou em movimento, em volumes físicos previamente mapeados. Todo conteúdo da projeção terá como inspiração a sustentabilidade, oferecendo uma experiência visual ímpar ao público presente e transformando as imagens em verdadeiras instalações artísticas. As projeções são assinadas pelos artistas gráficos Breno Pineschi e Rafael Cazes.

A trilha sonora do DJ vai embalar a queima de fogos piromusicados ao longo dos primeiros 16 minutos de 2012. João Brasil vai ainda comandar o som do Palco Sol, em frente ao Copacabana Palace, a partir das 18h do dia 31 de dezembro. O jovem e descolado DJ acaba de lançar mais um mash-up, o “Funk do i-Phone”. A música mistura samplers típicos do batidão carioca com toques típicos do celular e já virou um sucesso nas redes sociais.

No Palco Água, em frente à rua Santa Clara, a MC será a atriz e apresentadora Fiorella Mattheis. As atrações serão Sargento Pimenta, Baia, Moraes Moreira, Blitz, Unidos da Tijuca e Mangueira. Nos palcos Oi Novo Som e Coca-Cola vários DJs vão comandar a festa.

Espetáculo de fogos piromusicados terá seis fases

Os fogos que encantarão o público, assinados pela Pirotecnia Igual, de Barcelona, na Espanha, terão seis fases temáticas: Bem-vinda Rio+20; Energia Solar; Água; Fauna e Flora; Vento  e Otimismo. Cada uma destas fases terá cores e formas características, com belezas únicas e de fácil identificação para o público.

A estrutura da queima de fogos terá 11 balsas, dispostas no mar em pontos estratégicos, de 10,8 X 8 m cada, 27.180 bombas entre quatro e 12 polegadas (19 toneladas), sistema de disparo computadorizado, fogos com alcance entre 90 e 350 m, bombas revestidas por papel e impermeabilizadas e pavios à prova d´água, além de tubos com cintas de segurança acima de quatro polegadas.

Bem-vinda Rio+20; Energia Solar; Água; Fauna e Flora; Vento  e Otimismo. Cada uma destas fases terá cores e formas características, com belezas únicas e de fácil identificação para o público. Junto com a queima de fogos piromusicados, o público ouvirá a trilha sonora especialmente montada pelo DJ João Brasil. A estrutura da queima de fogos terá 11 balsas.

O maior evento a céu aberto do mundo é promovido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, com produção da SRCOM, dos sócios Flavio Machado, Sheila Roza, Abel Gomes e Paulo César Ferreira, que pelo quinto ano consecutivo assina a festa. O patrocínio do Réveillon de Copacabana 2012 é do Bradesco, Coca-Cola, Oi e Petrobras. (www.copacabanareveillon.com).

Para o secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, o Réveillon de 2012 vai dar as boas-vindas à Rio+20 e será uma grande celebração rumo a uma ampliação da consciência de cariocas e turistas, estendida a telespectadores e internautas de todas as partes:

“A sustentabilidade é um dos assuntos mais relevantes em todo o mundo, é importante que as pessoas percebam isso e façam a sua parte, por elas mesmas e pelas futuras gerações. O evento será produzido com pilares sustentáveis. Por exemplo, todas as lonas usadas serão reaproveitadas e transformadas em estojos, produzidos pela ONG Tem Quem Queira”, destaca o secretário.

Vídeo convidará público a um momento de reflexão antes da virada. O momento de reflexão será convocado por meio de um vídeo emocionante e que convidará a todos para instantes de introspecção. Logo em seguida vai acontecer a contagem regressiva para a virada rumo a 2012 e a grande queima de fogos piromusicados.

Espetáculo de fogos piromusicados terá seis fases

Os fogos que encantarão o público, assinados pela Pirotecnia Igual, de Barcelona, na Espanha, terão seis fases temáticas: Bem-vinda Rio+20; Energia Solar; Água; Fauna e Flora; Vento  e Otimismo. Cada uma destas fases terá cores e formas características, com belezas únicas e de fácil identificação para o público. Junto com a queima de fogos piromusicados, o público ouvirá a trilha sonora especialmente montada pelo DJ João Brasil. A estrutura da queima de fogos terá 11 balsas, dispostas no mar em pontos estratégicos, de 10,8 X 8 m cada, 27.180 bombas entre quatro e 12 polegadas (19 toneladas), sistema de disparo computadorizado, fogos com alcance entre 90 e 350 m, bombas revestidas por papel e impermeabilizadas e pavios à prova d´água, além de tubos com cintas de segurança acima de quatro polegadas.

Inclusão Social e Iniciativas com Pilares Sustentáveis na Produção do Evento

O Palco Sol será modulado, feito com madeira certificada e toda a sua estrutura metálica será 100% reaproveitada.  Todas as lonas utilizadas no evento também serão reaproveitadas e transformadas em estojos que serão doados para escolas municipais de Copacabana, produzidos por ex-detentos da ONG Tem Quem Queira. E nos bastidores do Réveillon, jovens do Solar Meninos de Luz, das comunidades do Pavão/Pavãozinho e Cantagalo, trabalharão como aprendizes. Eles serão aproveitados em setores como “alimentos e bebidas”, “fogos”, “palco”, “produção”, “marcenaria”, entre outros. Outra iniciativa de inclusão social é a produção do material de comunicação do Réveillon, que leva a assinatura de artesãos da Rede Asta, ONG que trabalha capacitando grupos produtivos e fazendo a ponte entre seus produtos e o mercado.

O Réveillon de Copacabana vai contar, ainda, com a parceria da Brasil/S, consultoria de sustentabilidade, de Roberto Vamos, que por meio de uma cooperativa de catadores vai promover a gestão dos resíduos originados da produção do evento, além do cálculo da neutralização de carbono de todas as atividades que gerarem emissões, como deslocamentos de integrantes da produção, de artistas, a queima de fogos etc. Os resultados dos cálculos da neutralização de carbono das emissões geradas pela produção, incluindo montagem e desmontagem do evento, serão conhecidos no mês de janeiro.

A Neutralização: Vai acontecer por meio de mudas nativas da Mata-Atlântica que serão plantadas na Bacia do Rio Guandu, em Miguel Pereira, no Estado do Rio de Janeiro, que abastece os mananciais de águas da capital.  O plantio, que vai trazer outros benefícios como a conservação da biodiversidade, amenização do clima e o combate à erosão, vai acontecer até o mês de fevereiro do ano que vem.

No site do Réveillon de Copacabana, o internauta terá acesso a toda a programação do evento, numa navegação fácil e leve, com páginas estilizadas com motivos e cores relacionadas à sustentabilidade, natureza e fauna e flora.  Haverá, ainda, página sobre “Sustentabilidade”, o tema do Réveillon deste ano, com depoimentos sobre o assunto e informações úteis. O internauta também terá acesso a informações sobre a Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de junho de 2012. Na página “Todos Nós” estarão disponíveis dicas para uma mudança dos hábitos cotidianos, com vistas a economizar recursos naturais. Para mais informações sobre o evento, acesse: www.copacabanareveillon.com.

Apoiadores do Réveillon

O Réveillon de Copacabana tem a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Globo Rio, ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Rio+20, SRCOM.

Números do Réveillon de Copacabana:
27.180 bombas entre quatro e 12 polegadas
4.200 refletores
300 banheiros químicos distribuídos por toda a orla.
120 maqueiros
40 postos de policiamento
40 torres de som
40 torres de segurança
26 UTI Móveis
19 toneladas de fogos
11 balsas de 10,8 X 8 m cada
16 minutos de queima de fogos
Seis etapas de fogos
Seis postos médicos
Quatro palcos

Mauro Touguinhó

Assessor de Comunicação Social
Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro / RioTur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro)
(21) 2976-7304
(21) 7291-5447
www.rio.rj.gov.br/web/riotur
www.rioguiaoficial.com.br
http://www.flickr.com/photos/riotur

Fonte: Riotur

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Réveillon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s