ONG promove mutirão de limpeza nas Ilhas Cagarras

lhas podem ser vistas da orla da Zona Sul da cidade (Foto: Thamine Leta/G1)

O projeto Ilhas do Rio promoveu nos dias 4 e 5 de fevereiro o primeiro mutirão de limpeza das Ilhas Cagarras, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Voluntários, profissionais do projeto e integrantes do Conselho Consultivo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNaCagarras) recolheram lixo e promoveram uma exposição de fotos e de amostras de animais recolhidas na região.

As três principais ilhas que compõem a unidade de conservação, Palmas, Comprida e Cagarra, terão detritos terrestres e submarinos retirados. O material recolhido será levado para o Posto 6, em Copacabana, onde, foi feito o levantamento do lixo para o reconhecimento das principais fontes poluidoras da região. A Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama) se responsabilizou pela reciclagem do material recolhido.

Nos dois dias, o projeto Ilhas do Rio promoveu no Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores de Copacabana uma exposição fotográfica, com 40 imagens, sobre a biodiversidade e os impactos ambientais do MoNaCagarras.

A programação contou ainda com duas palestras. A primeira, “O seu, o meu, o nosso lixo”, será apresentada por Érica Sepúlveda (EcoMarapendi) e trata sobre a reciclagem. A segunda, ministrada por Fernando Moraes, tem como tema “Porque conservar o Monumento Natural das Ilhas Cagarras”. O projeto Ilhas do Rio é realizado pela ONG Instituto Mar Adentro.

Mutirão retira muita sujeira deixada nas Ilhas Cagarras (Foto: Divulgação/ONG Instituto Mar Adentro)
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em AMBIENTE URBANO, Ideia sustentável, Material descartável, Material reciclado, Resíduos sólidos, Rio + 20

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s