Parabéns Rio, afinal são 447…

O Cristo Redentor abençoa a Cidade Maravilhosa e reza apreensivo…

Pois é, a cidade do Rio de Janeiro, considerada maravilhosa até na música, completa hoje 447 anos. Não é para qualquer um. Afinal você já se imaginou com 447 anos?

Se eu disser que o Rio já é uma cidade idosa bueiros serão arremessados em minha direção, como se isso fosse novidade. Sinais dos tempos?

A cidade é realmente maravilhosa, mas às vezes parece que, com o passar dos anos, não está mais ganhando maturidade. Muito pelo contrário. Parece carecer dela.

Vemos essa carência em vários setores. O pior, ou o melhor é que muita coisa parece que vai mudar até a Copa do Mundo de 2014. E é aí que entra a minha “implicância”.

Por quê? Por que só agora promover tantas mudanças que poderiam ter sido feitas ao longo dos anos? Será que se nos próximos 447 anos não tivéssemos a realização de uma Copa e de Jogos Olímpicos ganharíamos como presente um transporte mais moderno, um metrô até a Barra da Tijuca, uma Transcarioca com seus 39 km de extensão e 45 estações ligando o Aeroporto Internacional Tom Jobim e Barra? Sem falar do novo Maracanã! E a promessa do fim das enchentes na Praça da Bandeira depois de quase 400 anos de dores de cabeça.

A única conclusão plausível é que as pessoas que podem nos dar coisas boas e melhorar nosso dia a dia têm um pensamento e uma atitude lentos, quase parando.

O que é uma pena, pois a cidade é linda e merece ser tratada e ter seu povo tratado também com carinho e amor e não ter isso somente para inglês ver.

E antes que me empurrem do bonde de Santa Teresa, como se isso fosse também novidade, vale dar os parabéns para a criação das UPPs, que devolveram parte do que tinha sido perdido por trabalhadores de verdade, que na falta de opção de moradia não dada e facilitada pelo governo, foram obrigados a morar nas favelas.

Enfim, assim é a vida. Que venha a Copa, os Jogos Olímpicos e outros 447 anos.

E falando em saúde…

Dilma convidou Chávez a se tratar aqui no Brasil assim que soube do novo tumor do presidente da Venezuela.

‘Já que cruzaram os braços pra Saúde, cruzo eu os meus também’.

Até aí tudo bem. Legal da parte dela mostrar preocupação, e sorte do Chávez que não terá que se tratar no Hospital da Rede Sarah, inaugurado por Lula em 2009, mas que até hoje funciona somente com 50% da sua capacidade. E sorte também não ser nenhum problema traumatológico, pois o novo Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) inaugurado por Dilma, também funciona com 50% de sua capacidade. Talvez seja por isso que um jovem está esperando desde 31 de janeiro para ser operado de sua perna quebrada, ter passado já por dois hospitais e ter tido duas vezes a cirurgia cancelada, sendo que na última ele chegou a ser anestesiado e, quando a equipe médica abriu a caixa da prótese, viu que enviaram a errada. Surpreeeessssaaaa!

Será que isso faz parte do pacote de presente de aniversário do Rio de Janeiro?

Educação Pré-Carnaval 2013!

Bem que um curso de boas maneiras poderia ser obrigatório para quem quisesse frequentar blocos de rua no próximo carnaval  Teríamos um cadastro, igual torcida organizada. A pessoa teria um crachá, e passaria por um curso intensivo que ensinaria ele ou ela a fazer xixi na privada e a jogar lixo dentro da lixeira. Depois do curso teríamos uma prova prática. A pessoa aprovada ganharia uma autorização e um passe para participar de um bloco, e, não cometendo nenhum deslize, teria direito já no próximo carnaval a participar de dois blocos, e assim sucessivamente, até atingir o status de cidadão do bem.

Não podemos em tempos modernos termos pessoas ainda com atitudes da idade da pedra.

Chega de lixo em nossa cidade. Chega de mijões emporcalhando nossa cidade.

O Rio de Janeiro agradece e merece.

Aumento de tarifa é presente?

Por falta de coragem talvez anunciaram o novo aumento nas tarifas do metrô (vergonha) carioca no dia 28 e não hoje no dia do aniversário do RJ.

Isso é presente que se dê para os cariocas?

Pois é, se você é usuário e sofredor do metrô pode se preparando, pois a partir de 02 de abril, o bilhete sofrerá um reajuste de 3,5%. Muitos vão achar que é mesquinhez minha falar isso, afinal só 3,5%? Mas se o serviço em si aumentasse, nem que fosse 0,5%, poderia até se justificar algum aumento, mas não é o caso, e os trens prometidos pelo visto estão vindo (como já disse) de charrete. Nesse aniversário não merecíamos um aumento, e sim a chegada dos trens.

Mas fazer o que? Adianta pedir alguma coisa?

É como diria Tom Jobim: “Rio, seu mar, praia sem fim, Rio você foi feito pra mim…”.

E apesar de todos esses problemas e percalços estou com Gil e não abro: “O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo…”.

Parabéns, Rio de Janeiro, saúde, beleza e encantos mil.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambiente fechado.

Por Claudio Schamis – Opinião e Notícias

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Artigos e opiniões

2 Respostas para “Parabéns Rio, afinal são 447…

  1. É tudo muito complicado no Rio, mas a questão do lixo é bizarra.
    Neste ano, mais uma vez, fiz uma cobertura especial sobre o assunto, inclusive citei o post que publiquei aquele seu vídeo sobre a sujeira em Copacabana. Se quiser pode conferir: “O lixo no Rio de Janeiro a Janeiro” http://bit.ly/xB3al8
    447 anos e nada de “presente” para os cariocas, apenas promessas e cobranças.
    Parabéns pelo post!

    • Olá Bruninho,

      Adorei a matéria! É sempre ótimo divulgar não só o lado bom, que não sei se existe, mas o lado negativo desses grandes eventos. Fique à vontade para divulgar as suas ações e do blog Coluna Zero.
      A propósito, como é que você faz com os seus vídeos, cheio de gueri gueri. Eu não consigo fazer isso. Por onde é que eu começo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s