Porque a Rio+20 é importante

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (conhecida como Rio+20) realizar-se-á no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012. A Rio+20, como indica o nome, marca o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992. É considerada uma Conferência do mais alto nível, com a presença de Chefes de Estado e de Governo ou outros representantes.

O objetivo da Conferência é assegurar a renovação de um comprometimento político com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais reuniões sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

A Conferência concentrar-se-á em dois temas: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Porque a Rio+20 é importante

Hoje o mundo enfrenta uma crescente crise e nos últimos anos passamos poruma combinação de crise financeira global, crise alimentar, preços voláteis de petróleo, aceleração da degradação do ecossistema e um número cada vez maior de eventos climáticos extremos. Essas crises múltiplas e inter-relacionadas questionam a capacidade da população humana em crescimento de viver em paz e de forma sustentável neste planeta e exigem a atenção urgente de governos e cidadãos em todo o mundo.

A Rio +20, portanto, proporcionará um espaço para a discussão dessas questões assegurando o consentimento da liderança política mais alta.

O que você pode fazer?

Muitas pessoas veem a Rio+20 como uma plataforma para líderes globais e se creem excluídas do processo. Muito pelo contrário, a Rio+20 interessa a você e ao seu futuro e é essencial que você participe desse processo decisório.

É verdade que você pode não ser convidado à Cúpula, mas você se encontra no lugar ideal para influenciar as lideranças ao seu redor que dela participarão. Seja um agente de mudança na sua comunidade! Faça sua voz ser ouvida ao tomar medidas em prol do meio ambiente! Fazer uso da sua capacidade de influenciar as lideranças é fácil: participe das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente na sua região e aproveite o poder coletivo dos grupos; organize seu próprio evento e convide outros a participar.

Procure ideias no kit do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012 de como fazer isso. Enquanto isso, o kit atual do Dia Mundial do Meio Ambiente já irá lhe dar boas sugestões.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Agenda 21, AMBIENTE URBANO, Rio + 20

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s