Rio de Janeiro é Patrimônio Mundial

O Rio de Janeiro tornou-se Patrimônio Mundial. A decisão foi anuncida em São Petersburgo, na Rússia, durante a 36ª. sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco. A escolha foi feita na categoria “paisagem natural urbana”.

A candidatura do Rio baseou-se na topografia da cidade com belezas naturais como a Floresta da Tijuca, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara entre outros pontos que se tornaram cartões postais reconhecidos em todo o o mundo. A apresentação, em São Petersburgo, foi feita pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, Luiz Fernando de Almeida.

Ao se tornar Patrimônio Mundial, o Rio de Janeiro passa a receber apoio técnico da Unesco para a conservação também de pontos da sua paisagem como a Praia de Copacabana, o Jardim Botânico, o Morro do Corcovado, que abriga o Cristo Redentor, e o Aterro do Flamengo.

Neste sábado, a Unesco escolheu as Fortificações de Elvas, em Portugal, para integrar a lista de Patrimônio Mundial, além da Mesquita de Sexta-Feira, no Irã. A 36ª. sessão do Comitê do Patrimônio Mundial deve terminar nesta sexta-feira.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em AMBIENTE URBANO, Cultura, Patrimônio Cultural

2 Respostas para “Rio de Janeiro é Patrimônio Mundial

  1. PEDRO CUNHA

    O QUE O PREFEITO EDUARDO PAES ESTÁ ARMANDO COM AQUELES TAPUMES GIGANTESCOS NAS AREIAS DO CALÇADÃO, EM FRENTE A FIGUEIREDO MAGALHAES, BOLÍVAR E NUM OUTRO PONTO DA ORLA ? SERA QUE ELE NÃO SABE QUE AGORA, DESDE JULHO PASSADO, A ORLA DE COPACABANA PERTENCE AO PATRIMÔNIO PAISAGÍSTICO MUNDIAL CONFERIDO PELA UNISCO ? ÁREA NON EDIFICANTI.

    • Ol Pedro Cunha,

      Obrigada pela observao. A AMA2345 de Copacabana est tomando mais rpido possvel com as devidas providncias J deixei a queixa na Cmara Municipal que a Vereadora Sonia Rabello que est ciente desse crime ambiental. E mandei uma ao pblica do Ministrio Pblico Estadual e Federal. E entrarei essa semana com a queixa ao IPHAN e a UNESCO.

      Cristina Reis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s